top of page

Uma alternativa para os combustíveis

  • Jorge Antonio Santos Lopes Filho
  • 1 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Hoje o mundo tem a consciência que os recursos naturais são escassos e finitos. Descobriu-se também que a queima de combustíveis fósseis, gera danos no meio ambiente. Os biocombustíveis se apresentam como uma solução, para que a terra continue saldáveis e o ser humano prospere.

Muito se tem falado sobre energia solar, eólica e proveniente da cana-de-açúcar, porém essa matéria é sobre as novidades em biocombustíveis. A produção de biodiesel a partir da borra de café, imagine tomar o seu cafezinho de manhã e depois usar o resto dele para abastecer seu carro. Esse sonho aumenta pois no Brasil em 2015 consumimos 20,5 milhões de sacas de café no país (segundo ABIC- associação brasileira da industria do café), resultando aproximadamente no mínimo 205 mil sacas de borra de café no ano.

O grande desafio é extrair esse óleo para transformá-lo em biodiesel e garantir que a produtividade seja constante, independentemente do tipo de café que gerou a borra. Isto não é mais problema, conforme demonstraram Rhodri Jenkins e seus colegas da Universidade de Bath, no Reino Unido. Para ter certeza de que o processo funcionaria com todas as variedades de café encontradas no mundo, Jenkins e seus colegas produziram o biodiesel a partir de pó de café produzido em 20 regiões do planeta, incluindo versões cafeinadas e descafeinadas e vários tipos de cultivares. Não apenas o rendimento foi consistente, como a qualidade do óleo produzido é pouco variável, menos do que se esperava.

A equipe extraiu o óleo do café por meio de um processo chamado transesterificação, no qual a borra do café é mergulhada em um solvente orgânico, sendo quimicamente transformada em biodiesel."Este óleo tem propriedades semelhantes às matérias-primas atuais usadas para produzir biocombustíveis. Mas, enquanto aquelas são cultivadas especificamente para a produção de combustível, a borra de café é resíduo. Ao utilizá-la, há um potencial real para produzir um biocombustível de segunda geração verdadeiramente sustentável," disse o professor Chris Chuck, coordenador do experimento.Os pesquisadores reconhecem que, apesar do potencial da reciclagem, o óleo de café poderia compor apenas uma parcela pequena da demanda por biodiesel - a produção mundial de café é estimada em 9 milhões de toneladas anuais, o que representa um potencial de 1,8 milhão de toneladas de biodiesel.Contudo, a grande vantagem é a possibilidade de sua produção em pequena escala, para alimentar frotas de prefeituras ou entidades que façam o recolhimento dos resíduos de café, apontam eles."Nós estimamos que uma pequena cafeteria produza cerca de 10 quilogramas de borra de café por dia, o que pode ser usado para produzir cerca de 2 litros de biocombustível," disse Jenkins.

Commenti


APOIO

Colégio Sagrado Coração de Maria
Rua Tonelero, 56 - Copacabana
Rio de Janeiro/RJ - CEP:22030-002
Cel.: (21) 9 6538 4888

Tel(s).: (21) 2545-9900

Fax: (21) 2235-7995
www.redesagradorj.com.br

bottom of page